quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Associações se unem no apoio à Padronização de Medidas de Corpo


 
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que congrega os grandes redes varejistas de vestuário, está contribuindo com a elaboração de padrões que representem as diversas medidas de corpo humano, com abrangência em território nacional.
Devido à grande diversidade de nossa população e das próprias diferenças de uma pessoa para outra, é normal que existam diferenças no vestir. Com as normas, os confeccionistas e os varejistas que adotarem estes padrões de medidas de corpo em seus desenvolvimentos terão mais chances de atender a seu público, o que representará um grande passo em direção à qualidade.
Um grupo de trabalho interno da ABVTEX, denominado  GT - Padronização de Medidas de Corpo – Qualidade, vem atuando desde 2011 para municiar de forma colaborativa  o Comitê Brasileiro de Têxteis e Vestuário, designado CB17, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Ao realizar um balanço desta cooperação, a engenheira mestre Maria Adelina Pereira, Superintendente do  CB 17 da ABNT, ressalta os benefícios da normalização, que tem como princípios básicos a voluntariedade, a representatividade, a simplificação e o consenso. “As normas precisam do consenso para depois passarem pelo processo de consulta pública”, explica ela.
Para a representante da ABNT, a falta de parâmetros traz um problema para lojistas, fabricantes e consumidores. Os principais são: desorientação do consumidor, excesso de trocas nas lojas e de filas nos provadores, problemas no e-commerce, restrição a fornecedores com medidas similares e dificuldades do consumidor na compra de roupas.
Segundo Adelina, participam da ABNT CB 17, produtores, consumidores e neutros (escolas, centros e laboratórios de pesquisas etc). “A palavra dos consumidores veio até nós pela ABVTEX”, salienta. A entidade participa das seguintes comissões da ABNT: Comissão de Padronização de medidas do corpo humano – Vestibilidade Infantil (norma ABNT NBR 15 800); Comissão de Padronização de medidas do corpo humano – Vestibilidade Masculina ( norma ABNT NBR 16 060); Comissão de Cama, Mesa e Banho para norma de determinação de medidas (ABNT NBR 16 053).
O cronograma das comissões vem sendo cumprido. Em outubro deste ano, ocorreu a primeira reunião de roupas femininas; em novembro, haverá a revisão da NBR 15800 (medidas infantis) e, em dezembro deste ano, devem ocorrer as normas de desempenho de cama, mesa e banho.
Na visão da ABVTEX, a comunicação com os consumidores, tanto em lojas físicas, como no e-commerce e catálogos, será facilitada, a exemplo do que já ocorre em diversos outros países.
“No final os maiores beneficiados serão os próprios consumidores, os quais terão a oportunidade de fazer suas compras com maior facilidade e mais chances de acertar na escolha do tamanho de suas peças”, afirma a associação em nota. Foto: ArieldaSilvaParreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário